CALENDÁRIO ITINERANTE

O desenvolvimento da agricultura nos últimos anos é consequência do ganho de produtividade dos agricultores, em grande parte por causa do uso de defensivos agrícolas para a proteção de culturas contra plantas daninhas, pragas e doenças. Um dos resultados deste quadro é o aumento continuado do número de embalagens vazias destes produtos devolvidas pelos produtores nas 410 unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo, programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa destes resíduos pós-consumo no Brasil.

Em muitas regiões do país, onde predominam pequenas propriedades rurais (entre 1 a 30 hectares), o volume de embalagens vazias gerado não justifica a instalação de uma unidade de recebimento fixa. Os recebimentos itinerantes, que hoje são responsáveis por 10% a 15% do total destinado no país, são a uma solução ideal: os pequenos agricultores, que muitas vezes, em função das distâncias que separam suas propriedades das unidades de recebimento, não disfrutam de condições ideais de devolução, podem entregar suas embalagens vazias em locais pré-determinados e em datas divulgadas previamente.

O inpEV, com o apoio das unidades de recebimento e suas associações gerenciadoras, investiu no aperfeiçoamento dos recebimentos itinerantes, aplicando as boas práticas em ações-piloto. O êxito revelou a eficácia deste modelo, o levou a ser expandido a todo o Brasil, atendendo às necessidades dos pequenos agricultores e contribuindo para a sustentabilidade no campo.

A ASSOCAMPOS, realiza semanalmente operações de recebimento itinerante com duas equipes – Equipe Ponta Grossa e Equipe Irati/Prudentópolis. Na mesma, são recebidas até 150 embalagens vazias de agrotóxicos (plásticas rígidas) por CPF/CNPJ.

Deseja realizar a sua devolução?

Confira abaixo nosso calendário e programe-se para utilizar esta modalidade de recebimento.