Conheça-nos

Fundada em 14 de Dezembro de 2001 a ASSOCAMPOS – Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais é uma entidade sem fins lucrativos que representa atualmente 50 empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades no atendimento a Lei Federal 9.974/00 e Decreto Federal 4.074/02. Responsabilidades e obrigações estas que fazem parte do Sistema Campo Limpo – denominação do programa gerenciado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

 

Com atuação em 16 municípios dos Campos Gerais, a ASSOCAMPOS possui como missão a preservação do meio ambiente pelo recebimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas nos Campos Gerais. As unidades da ASSOCAMPOS possuem licenciamentos ambientais que permitem o recebimento, controle, redução de volume, acondicionamento e armazenamento temporário de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, que atenda aos consumidores, estabelecimentos comerciais e postos, até a retirada das embalagens e resíduos para a destinação final ambientalmente adequada.

 

Os agricultores/usuários de defensivos agrícolas dos municípios contemplados pera operação da ASSOCAMPOS podem realizar a devolução das embalagens vazias na Central Ponta Grossa ou em um dos Postos de recebimento situados nos municípios de Irati e Prudentópolis.

 

A ASSOCAMPOS participou em 2012 do projeto piloto do estudo coordenado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias juntamente a APPS – Associação Paulista de Produtores de Sementes para a viabilização da destinação de sacarias de sementes tratadas de milho e algodão (projeto à nível nacional). O projeto teve como objetivo gerar conhecimento sobre a dinâmica do segmento de sementes tratadas e a eventual conveniência de destinação diferenciada das sacarias vazias pós-consumo.

 

Em 2017, a ASSOCAMPOS foi uma das três unidades selecionadas a nível nacional para realização de mais um projeto piloto – recebimento de embalagens de fertilizantes foliares. Foram contemplados neste estudo fertilizantes foliares, organominerais, orgânicos, substratos para plantas e condicionadores de solo. Este estudo coordenado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias em parceria a Abisolo.

 

Para a realizar com eficiência nossas atividades, contamos com o apoio e parceria de órgãos públicos e privados, dentre os quais: SEMA, Instituto das Águas do Paraná, SEAB, ADAPAR, IAP, IBAMA, Policia Ambiental, Emater, Universidades e Prefeituras Municipais.