Conheça-nos

Somos uma entidade sem fins lucrativos,  fundada em 14 de dezembro de 2001, declarada como entidade de utilidade pública no estado do Paraná (Lei Estadual 20.552 -30 de Abril de 2021), representamos atualmente mais de 50 empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades no atendimento a Lei Federal 9.974/00 regulamentada pelo Decreto Federal 4.074/02. Responsabilidades e obrigações estas que fazem parte do Sistema Campo Limpo, para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

Nossa missão a preservação do meio ambiente pelo recebimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas nos Campos Gerais por nossas  associadas em 16 municípios dos Campos Gerais.

As unidades de recebimento gerenciadas pela ASSOCAMPOS possuem autorizações, anuências e os devidos licenciamentos ambientais que permitem o recebimento, controle, redução de volume (central de recebimento), acondicionamento e armazenamento temporário de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, que atenda aos consumidores, estabelecimentos comerciais e postos, até a retirada das embalagens e resíduos para a destinação final ambientalmente adequada.

Os agricultores/usuários de defensivos agrícolas dos municípios contemplados pela operação da ASSOCAMPOS podem realizar a devolução das embalagens vazias na Central Ponta Grossa (inpEV) ou em um dos Postos de recebimento situados nos municípios de Irati e Prudentópolis. Ainda, promovemos e realizamos recebimentos itinerantes  – atividade que visa efetuar o recebimento embalagens vazias de defensivos em pontos mais próximos dos pequenos agricultores, ou seja, é deslocada equipe técnica capacitada, dotada dos equipamentos necessários para receber atendendo os devidos protocolos de segurança, pequenas quantias dessas embalagens em pontos mais próximos dos produtores, fomentando e barateando a logística reversa em especial para produtores cujo transporte por conta própria até uma das unidades físicas seria de maior dificuldade ou até mesmo economicamente inviável.

Para realizar com eficiência nossas atividades, contamos com o apoio e parceria de órgãos públicos e privados, dentre os quais:

  • Prefeituras Municipais de nossa área de atuação;
  • IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater;
  • ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná;
  • IAT – Instituto Água e Terra;
  • SEAB – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento;
  • Sindicatos rurais de nossa área de atuação.

(mais…)